BRASÍLIA - A safra brasileira de cana-de-açúcar deve crescer 11,4% neste ano, na comparação com a safra do ano passado, e atingir um novo recorde de produção. Segundo levantamento divulgado hoje (4) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2008 devem ser esmagadas 558,72 milhões de toneladas de cana, 57,18 milhões de toneladas a mais do que no ano passado.

De acordo com o estudo, somadas as 151,6 milhões de toneladas que serão colhidas para a produção de rapadura, cachaça, ração e mudas da planta, a safra nacional será de 710,28 milhões de toneladas, a maior da história do país.

O levantamento aponta que o aumento da produtividade das áreas cultivadas e as 35 usinas que iniciaram a produção em 2008 foram os principais fatores para o crescimento na produção. O aumento de 1,90 milhão de hectares do território das lavouras também colaborou, conforme o levantamento.

Segundo a Conab, a área de lavouras de cana aumentou de 7,08 milhões de hectares para 8,98 milhões de hectares. Esse território corresponde a 3,2% dos 276 milhões de hectares cultiváveis do país, dos quais 72% são ocupados por pastagens.

(Agência Brasil)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.