Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Conab: esmagamento de cana deve atingir 571,4 mi/t em 2008

Brasília, 15 - A indústria sucroalcooleira vai processar neste ano 571,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume 13,9% superior ao processado no ano passado. A área cultivada com canaviais é de 8,5 milhões de hectares.

Agência Estado |

A região Centro-Sul será responsável pela moagem de 87,9% da cana e o restante (12,1%) será processado nas regiões Norte e Nordeste. Os dados fazem parte do último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra de cana 2008, divulgado hoje.

Segundo o levantamento, as usinas irão processar 246,9 milhões de toneladas de cana para produção de 32,1 milhões de toneladas de açúcar. A produção de etanol vai consumir 325,3 milhões de toneladas de cana. A Conab estima a produção de álcool combustível em 26,6 bilhões de litros, sendo 10,1 bilhões de anidro e 16,5 bilhões de hidratado. Do total de cana processado pelo setor sucroalcooleiro, o volume destinado a produção de açúcar cresceu 6,7% e para o álcool, 20,1%.

O presidente da Conab, Vagner Rossi, avaliou que apesar da instabilidade registrada nos últimos meses, a valorização do dólar ajudou em parte o produtor a recuperar o preço de venda, estimulando as exportações. "Somos um dos maiores produtores de açúcar do mundo e referência na fabricação de combustível a partir de matrizes de energia renováveis", afirmou.

A produção total de cana-de-açúcar no País neste ano somará 651,5 milhões de toneladas. Para cachaça, rapadura e ração animal serão destinadas 80,1 milhões de toneladas de cana.

A Conab informou ainda que a matéria-prima plantada em 315,9 mil de hectares só irá para indústria no início do próximo ano, porque com as chuvas ocorridas em abril e maio na região Centro-Sul e o atraso do início de operação de novas unidades de produção, os usineiros não tiveram tempo suficiente para moer toda a cana.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG