Brasília, 22 - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai apoiar a comercialização de 384 mil toneladas de trigo em leilões marcados para quinta-feira da semana que vem, dia 30. Serão dois leilões com oferta de contratos de opção de venda para os triticultores da região Centro-Sul e de prêmios para indústrias, moinhos e comerciantes escoarem o cereal cultivado no Rio Grande do Sul e no Paraná para o Norte e Nordeste do País, segundo a assessoria de imprensa da Conab.

Na primeira operação, a estatal vai oferecer 6.810 contratos para Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Cada contrato arrematado assegura ao produtor a venda antecipada de 27 toneladas de trigo, com preço variando entre R$ 15.930 e R$ 14.310. O agricultor terá até o dia 31 de março de 2009 para definir se venderá o produto ao governo ou no mercado.

Já no segundo leilão, a Conab vai leiloar Prêmios para o Escoamento (PEP) de 200 mil toneladas de trigo cultivado no Rio Grande Sul e no Paraná. O PEP é uma subvenção econômica utilizada pelo governo para escoar a safra de regiões produtoras para consumidoras. Nesta operação, o arrematante terá que comprar o cereal nos dois Estados da região Sul e remover para o Norte e Nordeste. Esta será a sétima rodada de apoio ao setor realizada pela Conab no semestre. Os leilões já asseguraram a comercialização de aproximadamente 410 mil toneladas do cereal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.