Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Conab: Centro-Oeste e Sudeste terão clima bom para soja e milho

Brasília, 03 - Um estudo divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta semana indica que os agricultores das regiões Centro-Oeste e Sudeste terão boas condições climáticas para o plantio de soja e milho. As lavouras serão beneficiadas pelo sistema de chuvas que deve oscilar entre normal e pouco acima da média histórica.

Agência Estado |

As perspectivas são menos otimistas para a região Sul, onde as chuvas ficarão abaixo da média histórica. Os dados são do segundo Boletim Agroclimático de Avaliação dos Impactos na Cultura.

O acompanhamento define uma escala de impacto das chuvas sobre as lavouras que vai de -3 a +3 graus. Por esta tabela, o comportamento para este trimestre está em +2, o que significa um cenário favorável para o plantio. "O clima indica que não haverá atraso na semeadura. É o primeiro indício de uma boa safra", explica o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Airton Camargo. As informações sobre o impacto climático serão agora confrontadas com a previsão da produção em cada Estado. Esse trabalho será apresentado na primeira divulgação de intenção de plantio da safra 2008/09, na próxima quarta-feira.

Segundo o boletim, a previsão climática de ocorrência de precipitação para o último trimestre do ano indica maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos nas categorias normal a acima da média histórica na porção norte da região Norte, na região Sudeste e em parte da região Centro-Oeste. Na maior parte da região Sul, a distribuição de probabilidades indica chuvas em torno a abaixo da média histórica.

Nas demais áreas do País, a maior probabilidade é de chuvas em torno da média histórica. Os técnicos da Conab chamam a atenção para a baixa previsibilidade da pluviometria na região central do Brasil e a possibilidade de atraso do início da estação chuvosa nestas áreas.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG