Os principais índices de ações da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês) fecharam em alta hoje, embora bem abaixo das máximas negociadas no dia, depois que os números melhores que o esperado do relatório do mercado de mão de obra provocaram significativos ajustes em todos os mercados - incluindo câmbio, commodities e juros. Se por um lado o inesperado recuo na taxa de desemprego e forte declínio no ritmo de vagas perdidas no mês deram suporte às ações, por outro, reviveu as chances de um aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Isso deu impulso de alta ao dólar, que por sua vez pressionou em baixa o ouro, petróleo e as ações.

O Departamento do Trabalho informou que a economia americana perdeu apenas 11 mil vagas em novembro, de um declínio revisado para 111 mil vagas em outubro. Além disso, a taxa de desemprego caiu de 10,2% para 10,0%. Esses números deram impulso de alta para o mercado no geral, mas a subsequente alta do dólar pesou sobre os preços das commodities e das ações de empresas relacionadas.

O índice Dow Jones chegou a subir 150 pontos na máxima negociada, mas à medida que o dia avançava, as ações foram devolvendo os ganhos, pressionados pelas perdas das ações de companhias ligadas às commodities metálicas, produtoras de aço e ouro. As maiores companhias industriais lideraram os ganhos no Dow: Boeing (+1,69), United Technologies +1,58% e 3M +1,41%.

As ações do Bank of America subiram 3,30%, ainda impulsionado pelos planos anunciados na quarta-feira para devolver ao governo federal os US$ 45 bilhões tomados emprestados através do Programa de Alívio de Ativos Problemáticos (Tarp).

Depois de digerido o relatório do mercado de mão de obra, os traders mudaram seu foco para as preocupações de que os dados provavelmente elevam a possibilidade de o Fed elevar o juro mais cedo do que o esperado. Por mais de um ano, todos os tipos de companhias foram ajudadas pelas baixas taxas de juros, mas isso deve mudar, e assim, a carteira dos investidores terá de mudar também.

Considerando as implicações para as taxas de juros, o relatório do emprego deu impulso ao dólar e, consequentemente, isso pesou sobre os preços das commodities, incluindo ouro e petróleo, assim como as produtoras de commodities. As ações da ExxonMobil caíram 0,99% e as da Alcoa recuaram 2,11%.

O índice Dow Jones subiu 22,75 pontos (0,22%) e fechou com 10.388,90 pontos; na semana, o índice registrou um ganho de 0,77%. O Nasdaq avançou 21,21 pontos (0,98%) e fechou com 2.194,35 pontos; na semana, o índice acumulou uma alta de 2,61%. O S&P-500 subiu 6,06 pontos (0,55%) e fechou com 1.105,98 pontos.

O Nyse Composite subiu 25,66 pontos (0,36%) e fechou com 7.182,71 pontos. O volume negociado na Nyse alcançou 1,472 bilhão de ações, de 1,133 bilhão de ações ontem. No Nasdaq, o volume somou 2,246 bilhões de ações, de 1,964 bilhão de ações ontem; 2.018 ações subiram e 718 caíram. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.