Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Comitê dos EUA aprova lei para conter especulação

O Comitê de Agricultura da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou hoje uma lei que fortalece a agência reguladora dos mercados futuros de commodities. O objetivo é que a Comissão de Comércio de Futuros e Commodities (CFTC) tenha mais poder para conter a especulação, apontada por muitos legisladores como responsável pelo salto nos preços de energia e alimentos.

Agência Estado |

Segundo a Dow Jones, a presidente da Câmara norte-americana, Nancy Pelosi, disse que o projeto deve ser votado no plenário na semana que vem. Se passar, deverá enfrentar atrasos no Senado, onde os republicanos tentam pressionar os democratas a permitirem a votação do projeto que autoriza a exploração de petróleo nas áreas costeiras dos Estados Unidos.

O presidente do Comitê de Agricultura, Collin Peterson, disse que a legislação aprovada hoje "trará a transparência necessária aos mercados futuros de commodities". "A lei vai ampliar a ação da CFTC sobre os até então livres mercados de balcão e prevê a formação de uma nova equipe em tempo integral para aumentar a coerção, prevenir manipulação e processar fraudes", afirmou Peterson, de acordo com a Dow Jones.

A lei também daria à agência liberdade de ação para impor limites de posição para especuladores nos mercados de balcão se a CFTC acreditar que sua atuação está prejudicando a liquidez e a tomada de preço ou mesmo ajudando a criar um preço que não seja baseado nos fundamentos de oferta e demanda.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG