Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Comissão Europeia vai bloquear medidas protecionistas (Almunia)

A Comissão europeia não vai permitir que os países-membros da União Europeia (UE) adotem medidas protecionistas, declarou nesta quinta-feira o Comissário europeu dos Assuntos econômicos, Joaquin Almunia.

AFP |

"Temos de recusar toda medida protecionista no âmbito econômico, social e financeiro", declarou à Rádio Nacional da Espanha, invocando a necessidade de preservar o mercado único.

"É nossa responsabilidade impedir que este tipo de decisões unilaterais de cunho protecionista sejam adotadas", disse.

"Há normas e (na Comissão europeia) há meios de fazermos respeitar estas normas", acrescentou.

Segundo ele, estas medidas, que aparentemente poderiam resolver os problemas de um país agravam em seguida os problemas de todos.

O comissário espanhol também afirmou que a comunidade internacional dispõe de "exemplos dos erros que levaram ao agravamento da crise nos ano 1930", causada principalmente, segundo ele, por medidas protecionistas.

A presidência tcheca da UE anunciou na quarta-feira o teor de uma cúpula europeia extraordinária, marcada para 1º de março, sobre a crise econômica que deve ser tensa tamanha a resistência de alguns países à volta do protecionismo.

Depois de afirmar que pretendia acalmar os ânimos depois das farpas trocadas com Paris nos últimos dias, o primeiro-ministro tcheco Mirek Topolanek disse claramente que quer fazer da cúpula em Bruxelas uma plataforma contra o protecionismo, com a França na linha de mira.

No plano social, as manifestações dos britânicos durante a semana denunciaram o fato de as empresas que operam na Grã-Bretanha contratarem trabalhadores de países membros da UE.

fz/lm/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG