Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Comissão Europeia quer ajudar produtores de lácteos

Bruxelas, 19 - A Comissão Europeia vai propor que os produtores de lácteos recebam uma parte dos 1,5 bilhão de euros destinados a ajudar comunidades rurais a enfrentar a recessão que toma conta da maior parte do bloco. Os preços de leite, queijo e outros produtos lácteos desabaram nos últimos sete meses, depois que a crise internacional mandou os preços de várias commodities agrícolas para o patamar mais baixo em anos.

Agência Estado |

Segundo autoridades da União Europeia, produtores de leite localizados em áreas remotas ou montanhosas devem enfrentar maior dificuldade e, por isso, devem receber ajuda extra. "O setor lácteo está em uma situação extremamente difícil", disse Mariann Fischer Boel, Comissária de Agricultura do bloco, em entrevista após reunião com ministros de agricultura.

O dinheiro estará disponível ainda em 2009, embora a ajuda precise ser aprovada pelos ministros de finanças da União Europeia, que controlam o orçamento do bloco, e pelo Parlamento Europeu. A Comissão ainda precisa determinar o tamanho da ajuda que será oferecida ao setor. Na semana passada, o órgão prometeu medidas para ajudar a impulsionar os preços, como o restabelecimento dos reembolsos para exportação de manteiga, queijo e leite em pó.

A Comissão também vai aumentar suas compras de manteiga e leite em pó desnatado quando começar a intervir no mercado, em março. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG