Revista Granta escolhe “os 20 melhores jovens escritores brasileiros”

Entre os escolhidos pela publicação seis são mulheres e oito são de São Paulo

Valmir Moratelli |

A Granta, uma das revistas literárias mais conceituadas no mundo, lança na noite desta quinta-feira (5), na Flip, uma edição especial com “os 20 melhores jovens escritores brasileiros” em parceria com a editora Objetiva.

John Freeman, jornalista, crítico e editor da Granta, anunciou na Flip passada que ocorreria a seleção através de inscrição prévia dos interessados. Em quase três mses foram 247 inscritos. Desse total, sete jurados escolheram os 20 que integram a coletânea, que será vendida nas livrarias do País. “Nossa dúvida inicial era se teríamos a atenção dos jovens escritores e se a qualidade dos textos justificaria o título de melhores. Mas assim que recebemos os materiais, ficamos tranquilos”, diz Freeman.

Entre os autores escolhidos, 14 homens e seis mulheres. A discrepância parece não ter chamado a atenção dos organizadores. “O resultado final não era para ser uma lista de cotas. Foi feita uma seleção em cima da qualidade dos textos inscritos”, afirma Roberto Feith, um dos organizadores da edição em português, que também será traduzida para o inglês e o espanhol.

Outra conta a ser feita analisando previamente a relação dos escolhidos é que, dos vinte, 15 se distribuem entre São Paulo (8), Rio Grande do Sul (4) e Rio de Janeiro (3). “A questão regional não foi analisada. Não pensamos em que cidade mora cada autor”, defende Feith. Há ainda um autor da Bahia, da Paraíba e outros três nascidos foram do País – França, Chile e Portugal. Não há representantes das régiões norte e centro-oeste.

Alguns nomes do livro são conhecidos do grande público, seja por colaborarem como colunistas em jornais ou por livros já publicados. Entre os requisitos exigidos, os autores deveriam ter menos de 40 anos e já ter apresentado alguma obra publicada anteriormente.

João Paulo Cuenca, Vinicius Jatobá e Antonio Prata estão entre os que a Granta considera “os 20 melhores jovens escritores brasileiros” que farão barulho com seus trabalhos na próxima década.

Últimas Notícias
Todas as notícias »