Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Comércio na Grande São Paulo cresce 2,1% em agosto

O comércio da região metropolitana de São Paulo registrou crescimento de 2,1% nas vendas em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), este é o 29º aumento consecutivo do índice, que acumula no ano alta de 4,8% em relação aos oito primeiros meses de 2007.

Agência Estado |

Na avaliação da entidade, os índices mostram que os paulistanos continuam se valendo da oferta de crédito e da recuperação da renda e do emprego, o que estimula o consumo. A expectativa, no entanto, é de que esse quadro sofra mudanças no médio prazo por influência da crise internacional, pondera a Fecomercio-SP.

A maior elevação verificada no faturamento do comércio varejista em agosto foi no setor de Vestuário, Tecidos e Calçados, com alta de 17%, registrando o 25º mês consecutivo de alta. Segundo a entidade, influenciaram no bom desempenho o Dia dos Pais e as liquidações de queima de estoque para troca da coleção outono-inverno pela primavera-verão. Para os resultados de setembro, a projeção é de que as vendas do setor sejam arrefecidas, já que a entrada da coleção traz preços mais elevados ao consumidor.

O segmento de Lojas de Material de Construção aparece em segundo lugar no faturamento do varejo paulistano, com elevação de 16,6% em agosto. Em seguida, estão Concessionárias de Veículos, com alta de 14,3%. Também apresentaram crescimento em agosto, na mesma base de comparação, os setores de Lojas de Móveis e Decorações (6,3%), Farmácias e Perfumarias (5,9%) e Lojas de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos (2,4%).

Já o setor de Supermercados apresentou queda de 6,5%. Segundo a Fecomercio-SP, o resultado teve influência do aumento de preços das commodities (matérias-primas) por fatores sazonais. Também registraram desempenho negativo as Lojas de Departamentos (-8,7%) e as Lojas de Autopeças e Acessórios (-28,5%).

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG