Organização destacou força do crescimento das exportações do Brasil e da China

selo

O valor do comércio global de bens cresceu sensivelmente nos primeiros seis meses de 2010, dando prosseguimento à tendência de forte aumento registrado no primeiro trimestre do ano. Segundo a Organização Mundial de Comércio (OMC), o fluxo comercial medido em dólares subiu 25% entre janeiro e junho deste ano em relação ao primeiro semestre de 2009.

Em junho, a OMC informou que o valor do fluxo de comércio global no primeiro trimestre também aumentou 25% sobre o mesmo período do ano passado.

As exportações mundiais de bens cresceram cerca de 7% no segundo trimestre na comparação com o primeiro trimestre deste ano. Entre janeiro e março, as exportações haviam caído 3% em relação aos últimos três meses de 2009. A OMC informou que o crescimento das exportações foi particularmente forte na China (23%) e no Brasil (27%) no período de abril a junho sobre o trimestre anterior. Na mesma base de comparação, as exportações dos EUA cresceram 6%.

A OMC disse que as importações mundiais no segundo trimestre cresceram 6% em relação ao primeiro trimestre. As importações da China no período cresceram 15%, enquanto as do Brasil aumentaram 12%. As informações são da Dow Jones e do site da OMC.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.