Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Comércio exterior da OCDE caiu no terceiro trimestre de 2008

Paris, 28 jan (EFE).- As exportações e as importações dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) caíram 1,6% e 0,2%, respectivamente, no terceiro trimestre de 2008, em relação aos três meses anteriores.

EFE |

Trata-se da primeira queda destas atividades desde o terceiro trimestre de 2006, segundo o último relatório trimestral sobre fluxos comerciais divulgado pela OCDE.

As exportações e as importações em dólares dos 30 Estados-membros caíram 15,6% e 17%, respectivamente, na comparação anualizada.

Por sua vez, o comércio dos sete países mais ricos do mundo (G7) teve um pequeno crescimento no terceiro trimestre de 2008 com uma queda das exportações de mercadorias de 0,2% em relação ao trimestre anterior e um aumento de 0,4% das importações.

Em termos anualizados, as importações do G7 caíram 1,4% entre julho e setembro do ano passado, seu primeiro retrocesso desde o terceiro trimestre de 2006, enquanto as exportações aumentaram 1,9%, seu crescimento mais baixo no mesmo tempo.

Por países, a Alemanha aumentou suas importações em 3,4% -percentagem mais alta do G7-, enquanto suas exportações caíram 2,9% do segundo para o terceiro trimestre de 2008.

Pelo contrário, as exportações americanas aumentaram 1,8% entre julho e setembro de 2008, enquanto as importações caíram 0,7% em relação ao trimestre anterior.

No Japão, tanto as importações quanto as exportações caíram em torno de 1% no mesmo período. EFE inmg/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG