São Paulo, 21 - Levantamento realizado pela consultoria AgRural, o 12º da safra 2007/08, mostra que a venda da produção de soja avançou pouco entre junho e julho. A pesquisa mostra que os produtores seguem aproveitando as altas de preço da soja para negociar o grão da safra 2007/08, mas aos poucos, diz relatório da empresa.

De acordo com a AgRural, 86% da produção do País foi comercializada até 18 de julho, ante 81% na mesma data em junho e 78% no mesmo período do ano passado. As regiões Norte/Nordeste e Centro-Oeste seguem como as mais adiantadas, com 93% e 94% da produção vendida, respectivamente. Na outra ponta, o Rio Grande do Sul é o Estado que mais tem segurado a safra, com 65% do grão vendido.

No Paraná, as vendas passaram de 70% para 78% da safra entre junho e julho. Em Goiás, a venda chegou a 92% da safra, uma evolução de quatro pontos percentuais. No Mato Grosso do Sul, os produtores aproveitaram os bons preços vistos ultimamente, ainda mais quando a cotação da oleaginosa bateu recordes históricos e ultrapassou a barreira dos R$ 50,00, para venderam parte do grão que estava disponível. O nível de comprometimento avançou 8 pontos, chegando a 88%. A evolução foi boa, mas o percentual comercializado no Estado é o menor da região Centro-Oeste.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.