Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Comercialização de fertilizantes cresce 4%, divulga Anda

São Paulo, 20 - Entre os meses de janeiro e setembro de 2008, o comércio de fertilizantes foi de 18,1 milhões de toneladas, volume 3,8% superior às 17,5 milhões de toneladas comercializadas no mesmo período do ano passado. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, com base em dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), apresentados hoje na reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, em Brasília.

Agência Estado |

A produção ficou estável em 7,2 milhões de toneladas. As importações aumentaram de 12,7 milhões de toneladas, em 2007, para 13,6 milhões de toneladas em 2008. As exportações passaram de 520 mil toneladas, nos nove meses de 2007, para 397 mil toneladas, até setembro de 2008.

De acordo com o diretor-executivo da Anda, Eduardo Daher, o cenário de fertilizantes, em 2009, será influenciado por três fatores. "Vai depender do valor do barril de petróleo, gás natural e derivados; do câmbio e dos preços das principais commodities como soja, milho e trigo", afirmou.

O presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, Cristiano Walter Simon, ressaltou que o agricultor brasileiro já conta com tecnologia favorável, aplica bem o corretivo de solo, faz adubação e controle fitossanitário de acordo com critérios recomendados, não desperdiça produto e as condições climáticas prometem ser convenientes. "Esses fatores podem ser positivos para o setor no próximo ano", enfatizou.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG