Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Começa reunião da ONU para analisar ajuda a países em desenvolvimento

DOHA - Líderes políticos mundiais começaram neste sábado em Doha, capital do Catar, uma conferência da ONU de quatro dias para revisar as políticas de financiamento para o desenvolvimento e o impacto que terá nas nações pobres a atual crise econômica mundial.

EFE |

"Temos que trabalhar rapidamente para prevenir esta catástrofe humana que afeta a todos", afirmou na abertura da conferência o presidente da Assembléia Geral da ONU, Miguel D'Decoto.

A reunião procura dar seguimento às resoluções adotadas na cidade mexicana de Monterrey em 2002 para definir os sistemas de financiamento para as nações em desenvolvimento e o grau de cumprimento dos compromissos assumidos então.

Participam da reunião um limitado número de chefes de Estado, ministros e altos funcionários, assim como especialistas da ONU. Entre os presentes está o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

D'Decoto lamentou que nos países desenvolvidos estejam sendo elaborados planos multimilionários para respaldar os sistemas financeiros e de dediquem "trilhões" de dólares em guerras contra o terror", enquanto os países pobres continuam sofrendo com a fome.

"As ações necessárias não devem ser vistas como expressões de caridade, mas como deveres sociais", insistiu o ex-ministro das Relações Exteriores da Nicarágua. A conferência foi aberta com um minuto de silêncio para lembrar as vítimas dos recentes ataques na Índia. 

 

Leia tudo sobre: crise financeira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG