Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Com pouca opção, Irã compra trigos dos EUA após 27 anos

O Irã retomou neste verão (no Hemisfério Norte) as importações de trigo dos Estados Unidos após um hiato de 27 anos. O fato ilustra as poucas opções existentes para importadores que procuram grandes quantidades de trigo de alta qualidade.

Agência Estado |

Até agora o Irã comprou mais de 1 milhão de toneladas de trigo duro de inverno (hard red winter) dos EUA, o que é uma "grande quantidade", segundo o analista Bill Nelson, da Wachovia Securities. As compras representam de 3% a 4% das exportações de trigo norte-americano no ano safra 2008/09, que começou em 1 de junho.

O Irã está recorrendo aos EUA porque uma seca reduziu em um terço o potencial de produção doméstica. O Irã deve produzir 10 milhões de toneladas de trigo este ano, em comparação a 15 milhões de toneladas em 2007/08.

O país pode importar um total de 4,5 milhões de toneladas, contra 200 mil toneladas no ano anterior, segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Desde 2001/02 o Irã se tornou um importante importador de trigo, comprando de Austrália, Canadá, União Européia e Argentina. Mas a oferta exportável desses países está reduzida, enquanto a safra de trigo de inverno dos EUA está quase completa, de acordo com Joe Sowers, analista da U.S. Wheat Associates. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: irãtrigo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG