Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Com medida, BB pode comprar Nossa Caixa e BRB e pagar em dinheiro

BRASÍLIA - O Banco do Brasil (BB) ficou livre para comprar a Nossa Caixa quando quiser. A medida provisória editada hoje pelo governo vai permitir que o BB pague em dinheiro tanto a aquisição da Nossa Caixa quanto do Banco de Brasília (BRB).

Valor Online |

A informação é do vice-presidente de finanças da instituição, Aldo Mendes, ao explicar que duas dificuldades anteriores travavam as duas operações.

Uma era o problema negocial de se chegar a um acordo sobre o preço. A outra era a forma de pagamento. Ele explicou que os governos estaduais controladores só queriam fechar negócio em dinheiro para fazer caixa e rejeitavam o pagamento em ações a que o BB estava limitado por lei.

Com a MP que deu poderes ao BB de comprar bancos públicos ou privados sem licitação, Mendes disse que foi resolvida uma parte desse problema. Agora, com o governo de São Paulo, restará apenas definir o preço para a Nossa Caixa. Com o governo de Brasília, as negociações poderão ser retomadas, uma vez que o BB ainda nem fez a avaliação financeira do BRB.

Mendes disse que outra vantagem da MP é que, se houver uma onda de fusões e aquisições de bancos, " o BB ganhou as mesmas condições dos bancos privados para se lançar ao mercado " . Ele informou, porém, que ainda não há nenhum outro banco em vista para comprar.

Ele explicou ainda que a MP vai facilitar na questão da seguradora Aliança do Brasil. Após desfazer sociedade que tinha há doze anos com a Aliança da Bahia, o BB estava limitado a achar um novo sócio ou transformá-la em estatal no prazo de um ano. " Essa companhia ganhou valor depois da MP e, agora, além de não mais precisar tornar-se pública, fica mais caro para quem quiser ser nosso sócio " , disse Mendes.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG