Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Com aprovação do BC, Santander assume controle do Banco Real

BRASÍLIA - O Banco Central (BC) informou que sua diretoria aprovou na última terça-feira, a venda do controle do ABN Amro Real para o banco espanhol Santander. Com a aprovação do BC, a transferência de comando passou a valer, de fato, nesta quinta-feira, pouco mais de um ano após a aprovação da compra do holandês ABN pelo consórcio formado por Royal Bank of Scotland, Santander e Fortis.

Valor Online |

Em comunicado, o grupo espanhol informou que o atual executivo-chefe do ABN Amro Real, Fábio Barbosa, deu início hoje ao processo de integração do Santander e do Real no Brasil.

Barbosa, que é o atual presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), terá como vice-presidentes seniores José Berenguer (vindo do Real) e José Paiva Ferreira (do Santander).

Somados, Santander e Real terão mais de 55 mil funcionários, 8 milhões de correntistas e 500 mil clientes pessoa jurídica no Brasil.

Mas o controlador espanhol ressalta que as instituições seguirão atuando de forma separada até a concretização do programa de integração, que será gradual. É importante destacar que tudo continua igual no relacionamento com clientes e funcionários, diz o texto.

A confirmação do nome de Barbosa à frente da nova instituição terá que passar ainda por algumas formalidades, tendo que ser aprovada em assembléia geral de acionistas ainda não marcada e referendada pelo Banco Central (BC).

A autoridade monetária da Holanda aprovou somente nesta semana a venda do ABN. Aqui no Brasil, antes da manifestação do BC, o órgão de defesa da concorrência, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça, tinha aprovado a operação em dezembro de 2007, por não ver prejuízos para o mercado bancário ou para o consumidor. Uma decisão judicial determinou que também cabe ao Cade analisar fusões entre bancos, e não apenas ao BC.

A decisão do BC ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, mas foi confirmada pela assessoria da instituição.

Leia tudo sobre: santander

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG