KLM realiza primeiro voo de passageiros com querosene sintético sustentável
Guilherme Dotto
KLM realiza primeiro voo de passageiros com querosene sintético sustentável

Pela primeira vez em todo o mundo, uma aeronave com passageiros foi parcialmente abastecida com com querosene sintético produzido de forma sustentável.

Durante a conferência internacional sobre Combustíveis Sustentáveis Sintéticos de Aviação (SAF) realizada em Haia na última segunda-feira (09), a Shell, produtora do querosene sustentável e a KLM, companhia operadora do voo, apresentaram o marco durante a reunião liderada por Cora van Nieuwenhuizen, Ministra de Infraestrutura e Gestão da Água da Holanda.

A operação com passageiros foi realizada em janeiro, em um voo partido de Schiphol, Amsterdã (AMS) para Madrid (MAD), e foi realizada por um dos Boeing 737-800 da companhia holandesa.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

alt

Para o voo, o jato foi abastecido com uma mistura de 500 litros de querosene sintético sustentável produzida com base em CO2, água e energia renovável do sol e vento.

“Estou orgulhoso de que a KLM operou o primeiro voo da indústria usando querosene sintético feito de fontes renováveis. A transição do combustível fóssil para alternativas sustentáveis é um dos maiores desafios da aviação. A renovação da frota contribuiu significativamente para a redução das emissões de CO2, mas o aumento da produção e o uso de combustível de aviação sustentável farão a maior diferença para a atual geração de aeronaves.”

afirmou Pieter Elbers, CEO da KLM

Na Europa, os Países Baixos visam liderar e impulsionar o desenvolvimento e a aplicação de combustíveis sustentáveis para tornar a aviação mais ecológica.

O país deseja estimular o estudo e a aplicação de combustíveis sustentáveis de aviação (biocombustíveis e querosene sintético) para que as companhias aéreas europeias possam voar inteiramente com combustível sustentável até 2050.

“A Shell é um participante ativo na transição energética e nossa contribuição para feito inédito é um exemplo disso. Estou extremamente orgulhoso por termos conseguido produzir 500 litros de combustível para aviação pela primeira vez com base em CO2, água e energia renovável.”

enalteceu Marjan van Loon, Presidente e CEO Shell Holanda.

O post KLM realiza primeiro voo de passageiros com querosene sintético sustentável apareceu primeiro em Contato Radar - Notícias de aviação .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!