Contato Radar

undefined
Lucas Marques
Novo aeroporto de Berlim é inaugurado com voos especiais

Após cerca de dez anos, finalmente o novo aeroporto de Berlim foi inaugrado de forma oficial neste sábado (31). O novo aeroporto, Brandenburg, assumirá um papel importante na capital alemã, pois será o responsável por todas as operações, já que Tegel será desativado a partir de 8 de novembro.

Brandenburg, foi construído ao lado de Schönefeld, e ambos aeroportos dividiram uma mesma pista de pouso e decolagem. Entretanto, esse tipo de operação, poderia trazer diversos problemas como confusões. Fazendo assim, a escolha de unificar seus nomes e também seus respectivos códigos. Portanto, Schönefeld (SXF) deixou de existir, prevalecendo somente Brandenburg (BER).

Voos históricos

Photo by JOHN MACDOUGALL/AFP via Getty Images

Para o início das operações do novo Brandenburg, foram preparados dois voos especiais e históricos. O primeiro a pousar, foi o Airbus A320neo da easyJet, matrícula G-UZHF, e logo em seguida, o A320neo da Lufthansa, D-AINZ cumprindo o voo Lufthansa 2020. O jato foi inclusive adesivado para comemorar a abertura do novo aeroporto.

Ambos os voos pousariam paralelamente nas duas pistas do aeroporto. Entretanto, devido as condições meteorológicas ruins, foi necessário o pouso em sequenciamento, para a pista 25R.

A Lufthansa, apesar de ser alemã, retornou seus voos para Berlim apenas em 1990, com a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, pois era proibida a voar na região da capital. Os voos foram iniciados em 28 de outubro daquele ano. Portanto, com a inauguração de Brandenburg, a companhia alemã também marca os seus 30 anos de operações em Berlim.

Neste domingo (01), o aeroporto receberá as primeiras operações da Turkish e Qatar, que pousarão com Airbus A321 procedente de Istanbul (SAW) e com Boeing 787-8 vindo de Doha (DOH) respectivamente.

O post Novo aeroporto de Berlim é inaugurado com voos especiais apareceu primeiro em Contato Radar - Notícias de aviação .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!