Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Colômbia espera produzir 650.000 barris por dia de petróleo em 2009

Bogotá, 14 jan (EFE).- A Colômbia espera terminar este ano com uma produção de petróleo que fique entre 650.

EFE |

000 e 700.000 barris diários, o que significa um aumento de mais de 10% do total de 587.000 barris diários que alcançou no conjunto de 2008.

O diretor da Agência Nacional de Hidrocarbonetos (ANH), Armando Zamora, afirmou para o jornal econômico "Portafolio" que a Colômbia suportará a diminuição nos preços do petróleo, pois tem assinados compromissos adquiridos desde os exercícios anteriores.

"A Cada ano que passa são colhidos mais frutos do que no passado.

O de 2009 não será produto de uma grande descoberta, mas dos muito pequenos campos que começam a dar resultados e cada vez somam mais", declarou o funcionário.

O objetivo é chegar uma produção diária que fique entre 650.000 e 700.000 barris diários como resultado dos investimentos neste setor durante os anos anteriores, especialmente em 2008.

Neste sentido, o presidente da Associação Colombiana de Petróleo (ACP), Alejandro Martínez, afirmou que o nível de investimentos atual está muito alto e não se espera que haja uma grande redução, pois são compromissos já adquiridos.

"Acho que vai se manter a tendência de exploração para 2009, de maiores poços novos e de desenvolvimento, assim como com aumentos da produção, mas a longo prazo devemos estar atentos e isto será dirá pelo preço", afirmou. EFE fer/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG