Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Colômbia e Peru concretizam negociações comerciais com UE esta semana

Bruxelas, 19 jan (EFE).- Colômbia e Peru enviarão esta semana a Bruxelas delegações técnicas para preparar o começo das negociações de um tratado de livre-comércio com a União Europeia (UE), depois que os Governos europeus aprovaram hoje definitivamente o início dessas conversas bilaterais.

EFE |

Segundo fontes do bloco e diplomáticas, o Equador poderia somar-se à reunião com funcionários de Comércio da Comissão Europeia na qual se debaterão as modalidades e o calendário das negociações nas próximas quinta-feira e sexta-feira.

Os Governos da UE deram hoje sinal verde às negociações para um tratado de livre-comércio com aqueles países da Comunidade Andina de Nações (CAN) que mostrem seu interesse, que por sua vez aprovaram reforçar o diálogo político e a cooperação com a região como bloco.

Trata-se de uma mudança na fórmula de negociação "bloco a bloco" contemplada até agora.

Os 27 modificaram o mandato outorgado à Comissão Europeia para a negociação do acordo de associação com a CAN, de modo que os países andinos terão via livre para pactuar o pilar comercial bilateralmente e não já como bloco.

Os Governos europeus se pronunciaram a favor do enfoque proposto pela Comissão Europeia em novembro passado que inclui duas "vias" paralelas, disseram à Agência Efe fontes comunitárias.

A primeira defende reforçar, com a CAN "como região", o diálogo político e o acordo de cooperação estipulados em 2003 - dois dos três pilares em que se baseia o acordo de associação ao que aspiram.

A segunda, que toca o terceiro pilar do acordo, faz referência a abrir negociações comerciais com os países andinos que se mostrem "interessados".

Nesse caso, as conversas seriam mantidas "em grupo" com os quais desejem se unir à negociação e não de forma independente país por país. EFE rja/ma

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG