Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Colheita de algodão termina no MT; próxima safra deve ser menor

São Paulo, 12 - A colheita da safra de algodão 2007/08 terminou no Mato Grosso, maior produtor nacional da fibra, com rendimento e qualidade acima do esperado pelos cotonicultores. De acordo com o presidente da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Gilson Pinesso, a produtividade média alcançou entre 260 e 265 arrobas de algodão em caroço por hectare, ante estimativa inicial de 250 a 240 arrobas por hectare.

Agência Estado |

O Estado colheu 2,58 milhões de toneladas na temporada, aumento de 4,7%.

Pinesso ressalvou que a qualidade da fibra não se traduziu nos preços pagos aos produtores. "Os preços internacionais não reagiram como os das outras commodities e não tivemos retorno para um algodão melhor", afirmou. Nos últimos 12 meses, a cotação da fibra acumula queda de quase 10% na ICE Futures, em Nova York. Segundo ele, cerca de 70% da produção já foi vendida.

Quanto à próxima safra, o prognóstico continua o mesmo. A expectativa é uma redução de 12% a 15% na área plantada, que neste ano alcançou 542 mil hectares. O espaço deve ser ocupado principalmente por soja. "O custo do fertilizante, que aumentou até 40%, impede a manutenção da mesma área", afirma Pinesso. Ele avalia que nem mesmo uma eventual recuperação de preços possa mudar este cenário uma vez que o planejamento da próxima safra já foi feito.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG