Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Colarinho protege a bebida

Qual é o problema de pedir chope sem colarinho? Além do visual pouco atraente, segundo o mestre cervejeiro Luciano Horn, a bebida fica menos cremosa. Se for ingerida rapidamente, o sabor e o aroma ficam praticamente inalterados.

Agência Estado |

" Sobre a mesa por alguns minutos, ela entra em contato com o oxigênio mais rapidamente do que se estivesse protegida pelo colarinho. Daí, suas características físicas e químicas se alteram antes de o consumidor ver o fundo do copo.

"O chope ideal é fresco, servido a uma temperatura entre 4°C e 6°C, com dois a três dedos de colarinho, sendo a espuma consistente" No geral, o chope tem um amargor moderado. Os aromas mais perceptíveis são os frutados, herbais e os do malte. Mas isso depende do tipo de chope. "O black, por exemplo, é o que tem mais gosto de malte. Também ganha no quesito cremosidade", diz Horn.

"Entre todos, o da Brahma é o menos adocicado, apesar de seu amargor moderado.O consumidor até pode não ser um especialista para perceber alterações que muitas vezes são sutis, mas não terá como notar o fato de que seu chope, sem colarinho, vai esquentar bem mais rápido que o do vizinho, servido com espuma." As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG