Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CNI: índice mostra consumidor mais endividado

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) do segundo trimestre de 2008, divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que os consumidores estão mais endividados. O índice recuou 2,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2008 e 1,7% na comparação com o mesmo período de 2007.

Agência Estado |

A CNI explica que, quanto menor o índice, maior o grau de endividamento. No primeiro trimestre, o indicador foi de 104,8 pontos e caiu para 102,4 pontos no segundo trimestre.

Dos 2 mil entrevistados, 5% acreditam que estarão muito mais endividados nos próximos seis meses; 21% devem aumentar suas dívidas e 37% esperam continuar no mesmo nível de endividamento dos últimos três meses. Outros 21% esperam estar menos endividados nos próximos seis meses e 4% acham que estarão muito menos endividados.

Apesar disso e do medo da inflação, a pesquisa mostra pouca disposição do consumidor em reduzir as suas compras. Metade dos entrevistados afirmou que deve manter o seu nível de compras de bens de maior valor, como móveis e eletrodomésticos, nos próximos seis meses. Outros 30% esperam aumentar as compras, enquanto 20% pretendem diminuir os gastos. Para a CNI, a expectativa de redução da renda, por conta da inflação, e o aumento do endividamento, poderão levar a uma maior inadimplência no futuro, "o que, certamente, impactaria a evolução do consumo".

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG