Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CNI: confiança do consumidor cai 5% no 4º trimestre

A crise financeira internacional provocou uma redução na confiança dos consumidores brasileiros. Pesquisa divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o chamado Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) recuou 5% no quarto trimestre deste ano, passando de 115,6 pontos no terceiro trimestre para 109,8 pontos neste.

Agência Estado |

As entrevistas, com 2.002 pessoas, foram feitas entre os dias 5 e 8 de dezembro.

O índice é uma média matemática que considera a expectativa dos consumidores com relação a seis variáveis: inflação, desemprego, renda pessoal, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor.

Entre o terceiro e o quarto trimestres, todos estes índices tiveram queda, mas as mais expressivas, segundo destacou a CNI, referem-se ao desemprego - cujo índice recuou 18,5% - e inflação, com queda de 9%. Segundo a CNI, o subíndice para desemprego, de 105,6 pontos, observado neste trimestre é o menor desde março de 2002. Já o indicador relativo à inflação é o menor desde novembro de 2001.

Ainda segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados acreditam que a inflação vai subir nos próximos seis meses. Para 20% deles, os preços vão aumentar muito, mesmo porcentual dos que acham que a inflação não vai mudar. Quando questionados sobre emprego no próximo semestre, 48% dos entrevistados disseram que o desemprego vai aumentar. Segundo a CNI, 48% dos consumidores acreditam que sua situação financeira deverá permanecer inalterada nos próximos meses.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG