Tamanho do texto

O índice de evolução da produção industrial passou de 53,4 pontos em julho para 55,1 pontos em agosto, de acordo com dados da Sondagem Industrial divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

selo

O índice de evolução da produção industrial passou de 53,4 pontos em julho para 55,1 pontos em agosto, de acordo com dados da Sondagem Industrial divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo avaliação da entidade, o crescimento da atividade no setor se tornou mais disseminado em agosto, com empresas de todos os portes, incluindo as pequenas, se situando acima do patamar dos 50 pontos, o que indica um aumento na produção. Entre os 26 segmentos pesquisados, apenas a indústria da borracha registrou queda na atividade em agosto. Em julho, nove segmentos haviam apresentado recuo.

Com o aumento na produção, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou acima do usual para os meses de agosto, aos 51 pontos, ante 49,1 pontos em julho. Pela metodologia da CNI, valores acima de 50 pontos representam uma utilização do parque instalado superior à média esperada para o mês.

Além disso, pelo segundo mês seguido, os estoques da indústria ficaram acima do planejado, com o índice em 51,4 pontos em agosto. Entre as pequenas empresas, no entanto, esse indicador ficou em 49 pontos. A sondagem industrial revela ainda que os empresários continuam otimistas em setembro em relação aos próximos meses. As expectativas são positivas em relação aos aumentos da demanda (61,5 pontos), das exportações (51,4 pontos) e das compras de matérias-primas (59,1 pontos). Na pesquisa, foram entrevistadas 1.603 empresas entre os dias 31 de agosto e 21 de setembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.