Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CNC: endividamento de cafeicultores segue sem solução

São Paulo, 13 - Terminou sem consenso reunião realizada ontem, em Brasília, entre técnicos do Ministério da Agricultura e da Fazenda, para estabelecer uma solução para a questão do endividamento da cafeicultura nacional. Conforme informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional do Café (CNC), órgão que reúne as principais cooperativas do setor, existe muita resistência por parte da Diretoria de Programa da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Agência Estado |

Segundo o CNC, o produtor vem comercializando pelo menos suas últimas cinco safras por valores inferiores aos custos de produção. Nesse sentido, os cafeicultores querem realizar a conversão do endividamento financeiro em produto físico. Um preço de referência de R$ 320 a saca de 60 kg seria estipulado para a conversão dessas dívidas.

O setor sugere, ainda, um programa de leilões de opções públicas, envolvendo recursos da ordem de R$ 1 bilhão para um volume de 3 milhões de sacas. Diante da dificuldade de se encontrar uma solução para o endividamento, os produtores não afastam a possibilidade de solicitar intervenção do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas negociações.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG