A General Electric (GE) pediu para ser incluída na lista de empresas cujas ações não podem temporariamente ser objeto de venda a descoberto, disseram fontes à cadeia de notícias CNBC. Integrante do índice Dow Jones, a GE estava há pouco em alta de 8,8%, acompanhando a reação positiva das Bolsas - e sobretudo das ações de bancos - à série de medidas anunciadas nos EUA para ajudar os mercados financeiros.

Entre estas medidas, na manhã de hoje, a comissão de valores mobiliários (SEC, Securities and Exchange Commission) anunciou que, em caráter de emergência, estão proibidas as vendas a descoberto de posições em companhias financeiras por um período de 10 dias.

Segundo a SEC, a medida poderá ser ampliada por 30 dias e tem por objetivo "proteger a integridade e a qualidade do mercado de ações e fortalecer a confiança dos investidores". A medida foi tomada em conjunto com a Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido (FSA, na sigla em inglês), que também proibiu as vendas a descoberto ontem. A medida da SEC irá valer para 799 instituições financeiras e entra em vigor imediatamente. A proibição deverá expirar em 2 de outubro. A lista das 799 pode ser conferida ao final do comunicado da SEC, que pode ser acessado aqui
.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.