Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CNA: PIB do agronegócio cresceu 3,83% no ano até abril

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio apresentou alta de 3,83% nos quatro primeiros meses do ano, segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), divulgado hoje. O PIB do agronegócio, no entanto, apresentou ligeira desaceleração nos preços agrícolas no mês de abril.

Agência Estado |

Assim, embora o ritmo de crescimento do agronegócio esteja mais acelerado do que em 2007, atingindo 0,98% em abril ante 0,54% no mesmo mês do ano passado, "a renda do produtor continua apertada", avaliou o superintendente técnico da CNA, Ricardo Cotta.

No que se refere à produção "da porteira da fazenda para dentro", o segmento da agropecuária cresceu 1,53% em abril e acumulou expansão de 5,94% no primeiro quadrimestre de 2008. De forma isolada, o PIB da agricultura teve desaceleração em abril (1,82%) em relação ao resultado de março (2,2%).

A CNA divulgou, ainda, uma estimativa para o Valor Bruto da Produção (VBP), que é o faturamento para 25 produtos agropecuários. O VBP poderá chegar a R$ 284,9 bilhões em 2008, superando em 29,18% o resultado do faturamento de 2007, que foi de R$ 220,5 bilhões.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG