Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Clima reduz previsão para safra de trigo na Austrália

Canberra, 13 - Com a colheita de trigo ganhando ritmo na Austrália, muitos analistas estão reduzindo suas projeções para a produção em 2008/09 para 18 milhões a 20 milhões de toneladas devido a condições climáticas adversas. Estimativas iniciais indicavam a safra em 22 milhões de toneladas.

Agência Estado |

Depois que a demanda doméstica de cerca de 7 milhões de toneladas é atendida, o restante da produção geralmente é destinado à exportação, o que faz com que a safra australiana tenha um grande impacto nos preços globais.

Em 2007/08 a safra alcançou apenas 13 milhões de toneladas em conseqüência de uma seca severa, o que impulsionou os preços mundiais para uma máxima recorde em março de 2008.

"Acredito que a safra atingirá 18 milhões de toneladas", afirmou Murray Jones, presidente do Conselho de Grãos da Austrália. Segundo ele, há boas lavouras em algumas áreas de Nova Gales do Sul, porém, não há nenhuma lavoura em grandes partes do Estado, como no oeste.

Em Vitória, o repentino fim do período de desenvolvimento em meio ao clima seco prejudicou muitas lavouras. Além disso, ainda não se sabe qual é a extensão dos prejuízos causados por geadas no Estado e em Austrália do Oeste.

Na Austrália do Sul, chuvas em setembro e outubro atingiram o menor nível já registrado, e em Vitória atingiram o terceiro menor nível já registrado, segundo o Departamento de Meteorologia. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG