Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Clima de negócios na Alemanha piora em dezembro, segundo IFO

SÃO PAULO - A confiança do setor de negócios da Alemanha piorou em dezembro, reflexo de uma avaliação mais pessimista sobre a situação atual, constatou pesquisa do instituto Ifo divulgada nesta quinta-feira. De acordo com o levantamento, o indicador de clima de negócios caiu de 85,8 em novembro para 82,6 pontos neste mês. Em dezembro de 2007, estava em 103,3 pontos.

Valor Online |

O índice referente à situação atual de negócios foi de 94,9 no mês passado para 88,8 agora. Um ano atrás, ele estava em 108,4.

A avaliação das empresas para os próximos seis meses teve pequena alteração perante novembro e acabou como a mais pessimista do ano. O indicador saiu de 77,6 no mês passado para 76,8 neste mês. Em dezembro de 2007, a leitura registrada ficou em 98,4.

Pela metodologia do Ifo, nos levantamentos de clima, situação atual e expectativa, marcas acima de 100 indicam otimismo dos empresários entrevistados e, abaixo disso, indicam pessimismo.

Na análise setorial, o clima de negócios piorou em quase todos os segmentos da economia alemã em dezembro ante novembro, com exceção do varejo.

Para o levantamento, o Ifo entrevista 7 mil empresários na Alemanha.

(Vanessa Dezem | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG