Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Claro: metas da Anatel puxam investimento em Telecom

As metas de universalização definidas no leilão de licenças de terceira geração (3G), bem como o avanço da base de linhas móveis, embora a um ritmo mais lento que em 2008, ditarão ao setor a necessidade de manter os investimentos em 2009. A avaliação é do presidente da Claro, João Cox, que participa da Futurecom 2008.

Agência Estado |

Pelas regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 50% de todos os municípios com até 30 mil habitantes devem ter cobertura de telefonia móvel - 2G ou 3G - em até 12 meses após a assinatura dos contratos, ocorrida no começo deste ano. "Para este ano, são mais de mil municípios com nova cobertura", calcula Cox.

O presidente da Claro prevê que o investimento do setor de telecomunicações em 2009 "não fique muito diferente" da média de R$ 19 bilhões dos últimos anos. Ele também espera que a base de linhas móveis ganhe 20 milhões novos assinantes, número inferior aos 30 milhões de clientes que devem contratar os serviços de telefonia móvel neste ano, conforme Cox. "O mercado continuará crescendo, só que a um ritmo mais lento."

No curtíssimo prazo, disse Cox, as vendas de aparelhos podem ser afetadas pela crise e alta do dólar. De acordo com ele, ainda que haja uma grande produção local de celulares - uma capacidade instalada de 100 milhões de unidades para uma demanda de 50 milhões no mercado interno - os componentes são indexados ao dólar. "Mas como acho que o dólar vai se normalizar, isso não deve ter impacto nos investimentos", pondera.

O desafio que se coloca em tempos de crise, segundo ele, são as empresas viabilizarem recursos para estes pesados investimentos. "É necessário uma grande geração de fluxo de caixa livre para dar vazão aos investimentos", comentou. Nesse contexto de crise financeira, avalia Cox, "o mercado vai valorizar empresas com boa gestão de recursos e a solidez financeira vai dar segurança aos clientes".

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG