Tamanho do texto

SÃO PAULO - Cinco entre sete capitais registraram deflação no fim de setembro, mostrou pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta quinta-feira. Em Salvador, por exemplo, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) caiu 0,59% no encerramento do mês passado, menos, contudo, do que o verificado na terceira prévia do período, quando o declínio foi de 0,63%.

Em Recife, o indicador diminuiu 0,43% no fechamento de setembro, depois de redução de 0,33% no estudo antecedente. Em Brasília, a variação foi pequena, com o IPC-S saindo de uma queda de 0,13% na terceira medição do mês passado para um recuo de 0,15% no levantamento seguinte. No caso de Porto Alegre, o índice deixou para trás um aumento de 0,02% e acabou o mês com baixa de 0,19%.

Quanto a São Paulo, houve uma suavização no ritmo de crescimento do IPC-S, que foi de 0,12% de avanço na terceira leitura de setembro para 0,10% de acréscimo no fim do mês. Em Belo Horizonte, a FGV verificou a mesma situação - o indicador abandonou alta de 0,32% e encerrou setembro com elevação de 0,20%.

Ontem, a FGV divulgou que o IPC-S geral diminuiu 0,09% em setembro, após recuo de 0,04% na apuração anterior.

(Valor Online)