Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

China quer testar avião regional de passageiros no fim de setembro

SÃO PAULO - A China deve testar seu novo jato regional de passageiros no dia 21 deste mês. Essa é, segundo um dos jornais estatais do país, People´s Daily, a data escolhida para o primeiro teste do ARJ21-700, aparelho desenvolvido pelo consórcio aeronáutico estatal AVIC I.

Valor Online |

O avião, que terá capacidade para 90 passageiros, deveria ter sido testado inicialmente em março, mas problemas com a cadeia de suprimentos obrigaram a fabricante a atrasar em seis meses o primeiro vôo.

Embora tenha sido desenvolvido na China - o primeiro avião a jato comercial a ser projetado e fabricado por uma empresa chinesa -, o ARJ21-700 utiliza uma grande variedade de peças e componentes de fornecedores estrangeiros. Isso inclui os motores, que são fabricados e fornecidos pela americana General Electric (GE).

De acordo com o jornal chinês, foram construídos cinco aviões de teste, sendo que três deles serão utilizados na avaliação de vôo inicial.

A AVIC I afirma ter esperança de conseguir completar os testes e receber a certificação necessária para o avião já no terceiro trimestre de 2009. Essa também é a data estimada da primeira entrega à Shandong Airlines, aérea chinesa que irá lançar o aparelho.

(José Sergio Osse | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG