Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

China prevê recuperação econômica mais rápida que UE e EUA

Pequim, 6 fev (EFE).- terceira economia mundial, A China é uma das mais atingidas pela recessão, mas pode se recuperar neste ano antes inclusive que os demais números globais, segundo avaliação de economistas chineses sondados por um centro de pesquisa do Governo.

EFE |

A pesquisa, realizada por analistas do Escritório Nacional de Estatísticas e cujos resultados foram publicados hoje pelo jornal "China Daily", assinala que 92% dos economistas consultados consideram que o país asiático se recuperará mais rápido impulsionada pelos planos de estímulo do consumo lançados por Pequim.

Somente 3% afirmaram levará até 2010 para se achar, com as ajudas governamentais, de US$ 585 bilhões em projetos de obras públicas, incentivos a empresas e outros mecanismos de controle macroeconômico.

Apesar disso, os economistas preveem um crescimento anual do PIB de 2009 de apenas 8%, inclusive menor que o de 2008, que foi de 9% -mais baixo desde 2001-, e já muito longe dos 11,9% que registrados em 2007.

A crise financeira originada nos EUA afetou principalmente as exportações chinesas, ao cair a demanda dos clientes em regiões afetadas, como a União Européia e Estados Unidos, fechando de milhares de fábricas nas zonas litorâneas do país asiático e a perda de cerca de 20 milhões de empregos. EFE abc/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG