Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

China: expansão do PIB cai para 9% em 2008

O Produto Interno Bruto (PIB) da China diminuiu o ritmo de crescimento para 9% no ano passado, informou o Escritório Nacional de Estatísticas. O país, que em 2007 havia obtido uma expansão de 13% e ultrapassado a Alemanha como terceira maior economia do mundo, vinha de seis anos consecutivos de aceleração do crescimento.

Agência Estado |

De acordo com os dados do governo o PIB da China chegou a 30,067 trilhões de yuans (US$ 4,398 trilhões) no ano passado.

No quarto trimestre, o PIB chinês cresceu 6,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, a menor taxa em sete anos e bem abaixo da expansão de 9% verificada no terceiro trimestre. A demanda, os investimentos e a produção de manufaturas diminuíram nos últimos três meses do ano.

A previsão dos economistas é que a desaceleração continue neste trimestre, levando Pequim a apressar seus esforços para injetar mais dinheiro na economia. São esperados mais cortes de juros, depois de os preços no atacado terem caído em dezembro, pela primeira vez em seis anos, e de os preços ao consumidor terem apresentado o menor aumento em mais de dois anos. Em novembro, o governo chinês lançou um pacote de investimentos liderados pelo setor de infraestrutura num total de 4 trilhões de yuans até 2010. A taxa de juros já sofreu cinco cortes desde setembro, totalizando 2,16 pontos porcentuais.

O Escritório Nacional de Estatísticas informou que começará a calcular o crescimento do PIB em bases trimestrais. Até agora, os dados têm sido calculados em bases anuais. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG