Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

China avança em mercados do Brasil

As exportações brasileiras vêm perdendo espaço para os produtos chineses nos dois dos principais mercados para os manufaturados do Brasil. O alerta está no documento Observatório-China, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que será lançado na próxima semana e foi obtido com exclusividade pelo jornal O Estado de S.

Agência Estado |

Paulo.

O estudo mostra que a participação dos produtos brasileiros nos Estados Unidos e na Argentina caiu, enquanto a China ampliou sua participação no mercado desses países. O levantamento também alerta que o Brasil deve perder participação no mercado chinês.

No período acumulado de 12 meses até março de 2008, a China teve uma participação superior à do Brasil nas importações dos Estados Unidos em 20 dos 30 principais capítulos da pauta exportadora brasileira. Desde 2000, os produtos chineses têm aumentado a participação nas importações americanas e atingiram 16,1% do total comprado dos Estados Unidos no mercado internacional. O Brasil, por outro lado, vem perdendo mercado nos últimos quatro anos, passando de 1,5% do total importado para 1,32%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG