Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Chile libera exportação de suínos de duas empresas de SC

São Paulo, 3 - Depois de um longo tempo de conversas e negociações, o governo chileno habilitou duas empresas brasileiras, localizadas em Santa Catarina, a exportarem carne suína para aquele mercado. A retomada das compras de carne suína do Brasil vem pouco mais de uma semana depois de o governo brasileiro ter anunciado a liberação das importações de frutas chilenas, suspensas devido a identificação de um tipo de ácaro nos carregamentos.

Agência Estado |

A medida foi comemorada pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtores e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto. "A abertura do mercado chileno, após longa e injustificada demora, representa um importante passo. Trata-se da primeira real abertura após o reconhecimento de Santa Catarina como livre de febre aftosa sem vacinação, status obtido em maio de 2007", disse em nota. O executivo está na Ásia, negociando a abertura de novos mercados.

Apesar da retomada das compras, o governo chileno habilitou apenas duas empresas. Segundo Camargo Neto, existem outras unidades, também em Santa Catarina, que estariam igualmente preparadas para exportar para o mercado chileno. "Mais uma vez, a autoridade sanitária do Chile deixa de atuar com transparência e nível técnico que esperaríamos de um país vizinho. Parece que insistem em administrar o comércio por meio de medidas sanitárias", diz Camargo Neto.

Fontes do mercado informaram que as plantas autorizadas são dos frigoríficos Mabella e Aurora. A expectativa do setor é de que o ministério da Agricultura exija relatórios do governo chileno que justifiquem a restrição aos demais frigoríficos. Segundo a fonte, algumas empresas que ainda não foram habilitadas precisam entregar alguns documentos e passar por uma vistoria dos técnicos do governo chileno.

Leia mais sobre exportações

Leia tudo sobre: exportações

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG