Os modelos com motores de seis cilindros estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Em janeiro a Hyundai lançou o Azera, a Dodge está iniciando as vendas do Journey, o Chevrolet Captiva chega este mês e o Ford Edge virá até o fim do ano.

Em comum, todos têm propulsores V6 sob o capô.

A tendência é inversa a que está ocorrendo nos EUA, onde os altos preços do combustível têm afastado o consumidor de veículos com "motorzão". "Os acordos bilaterais deixam modelos como os mexicanos Journey e Captiva chegarem com preços competitivos", diz André Belchior Torres, da consultoria Fábrica de Sonhos.

"Os que não têm isenção de impostos de importação, como o Edge (canadense), pegam carona na desvalorização do dólar." O modelo da Ford, com propulsor 3.5, de 269 cv, tem chegada prevista para outubro, por cerca de R$ 150 mil.

Os três modelos têm a missão de ocupar um nicho de mercado muito lucrativo. "É preciso vender três carros compactos para obter o lucro de um utilitário-esportivo. Quando mais caro o modelo, maiores são as margens", diz Jaime Ardilla, presidente da GM do Brasil.

Inicialmente, a empresa trará apenas a versão 3.6 V6, a gasolina, do utilitário. Segundo fontes, seu preço deverá ficar em torno de R$ 110 mil.

De acordo com Marcos Munhoz, diretor de Marketing e Vendas da GM, em um ano e meio está prevista a chegada de uma opção mais em conta do Captiva - que aos poucos vai substituir a Blazer. Terá motor 2.4 de quatro cilindros.

A Chevrolet também investirá nos motores V6 no segmento de sedãs grandes. Em 2009 trará o americano Malibu. Outra que prepara novidade nesse nicho é a Toyota, que lançará a argentina Hilux SW4 V6.

Da Ford deve também chegar do México uma nova versão do Fusion com motor V6.

Razões de compra

"Os modelos de seis cilindros não representam nem 5% do total das vendas no mercado nacional, mas têm um público cativo", diz o consultor Luc de Ferran. Ele diz que esses veículos atraem principalmente pelo bom desempenho.

"Dificilmente quem compra um veículo de mais de R$ 100 mil pensa em economia de combustível." Há casos em que versões de seis cilindros de um modelo vendem mais que as de quatro.

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