Os preços do petróleo operam em alta nesta terça-feira na abertura dos mercados em Nova York, com os temores de perturbações da produção no Golfo do México, que pode ser atingido pelo furacão Gustav.

Às 13H10 GMT no New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet" para entrega em outubro valia US$ 116,07, em alta de US$ 0,96 em relação a segunda-feira.

O preço do barril de petróleo oscilava muito, antes da abertura oficial do pregão, com os operadores divididos entre as incertezas sobre a direção do furacão Gustav e a revalorização do dólar, moeda usada nas cotações da commodity.

A tempestade tropical Gustav, que se transformou em furacão nesta terça-feira, se dirigia para a República Dominicana, Haiti e Cuba, indicou o Centro Americano de vigilância de furacões (NHC).

Os investidores temem que ele se dirija para o Golfo do México, onde estão 25% das instalações de petróleo dos EUA, primeiro consumidor mundial.

"É difícil prever se o furacão Gustav vai atingir o Golfo do México", admitiu Ellis Eckland, analista independente residente em Chicago. "Ele representa em todo caso uma ameaça para a produção offshore", acrescentou.

Gustav, que deve primeiro atingir daqui até quarta-feira o Haiti e a República Dominicana, carrega ventos de até 150 km/h, segundo o NHC.

lo/lm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.