está preparada para resistir ao desastre do capitalismo - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Chávez: Venezuela está preparada para resistir ao desastre do capitalismo

Caracas, 20 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou hoje que a Venezuela está preparada para resistir aos abalos do desastre do capitalismo internacional, como se referiu à crise financeira surgida nos Estados Unidos.

EFE |

"Estamos em condições" de enfrentar a crise financeira, acrescentou Chávez em rede nacional de rádio e televisão.

O chefe de Estado afirmou que "há vários anos" seu Governo tomou "medidas" econômicas que hoje permitem ao país "suportar o terremoto financeiro" e seguir "seu caminho com tranqüilidade".

"Felizmente, uma revolução começou aqui há vários anos. Desde então, começamos a nos desenganchar desse sistema internacional perverso (...). As reservas (monetárias) da Venezuela são seguras", acrescentou Chávez.

O presidente venezuelano disse ainda que se viu obrigado a tratar do tema em cadeia nacional porque a "imprensa local não dá importância" à crise, "que é muito mais grave que a de 1929", em referência à quebra da bolsa de Nova York ocorrida nesse ano.

"Porque agora, além de financeira, a crise é energética, alimentícia, ambiental (...), produto do mesmo sistema neoliberal", declarou Chávez, promotor do chamado "socialismo do século XXI" e ferrenho detrator do que chama de "maldito capitalismo gerador de miséria e desigualdade".

Durante sua mensagem, o chefe de Estado voltou a ler notícias sobre a ajuda financeira do Governo americano às entidades em crise, que pode chegar a US$ 700 bilhões.

Chévez destacou que essas medidas vão contra a máxima capitalista de que o Estado não deve regular nem intervir na economia.

O presidente venezuelano voltou a defender o sistema socialista que promove e ressaltou que este garante o crescimento econômico por meio de uma "produção" racional de bens e serviços. EFE gf/sc

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG