O colunista do iG José Paulo Kupfer responde, em chat com os internautas, logo mais, às 14h, perguntas sobre a atual crise financeira mundial, com reflexos nos mercados brasileiros, e sobre qual é o melhor caminho para não perder dinheiro neste período.

Iniciadas com a crise do subprime (empréstimos de risco), nos EUA, as atuais turbulências se espalharam pelo mundo com a desconfiança de que financiadoras, seguradoras e agências de créditos não teriam capacidade de honrar seus compromissos.

Devido à necessidade de fazer caixa, muitas empresas estão retirando recursos investidos em mercados emergentes, o que leva a uma queda generalizada no mercado de capitais - inclusive na Bovespa. A queda nos preços das matérias-primas (commodities, como petróleo) é fator que agrava a desvalorização das ações das principais companhias listadas na Bolsa de São Paulo: Petrobras e Vale do Rio Doce.

A desaceleração do crescimento do PIB na zona do euro e no Japão também são fatores adicionais de insegurança.

Tire suas dúvidas sobre a melhor maneira de proceder durante este período crítico - que também pode trazer oportunidades a investidores.

Leia mais sobre a atual crise financeira mundial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.