Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Cepea: preço médio do café arábica sobe 5% em setembro

São Paulo, 10 - O Indicador de preço do café arábica do Cepea/Esalq, para o tipo 6, bebida dura para melhor, teve média de R$ 261,58 a saca de 60 kg em setembro. O resultado representa alta de 5,11% sobre o mês anterior.

Agência Estado |

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançado em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), a valorização do dólar em relação ao real contribuiu para sustentar as cotações internas. No acumulado de setembro, a moeda norte-americana subiu 16,5%, fechando o mês a R$ 1,902.

Conforme o Cepea, em boletim mensal, no dia 30 de setembro o contrato futuro de arábica na Bolsa de Nova York, com vencimento em dezembro, encerrou a 130,45 cents, representando queda de 10,5% em relação ao encerramento de agosto.

Quanto à colheita da safra nacional, as atividades seguiram em bom ritmo em setembro, favorecidas pelo clima adequado, especialmente nas primeiras semanas. Nos últimos dias do mês, porém, cafeicultores interromperam os trabalhos na maioria das regiões, em virtude das chuvas.

Estima-se que cerca de 80% da produção mineira havia sido colhida até o fim do mês passado. Já nas regiões produtoras de São Paulo e Paraná, restavam, aproximadamente, 10% da produção a ser colhida. Segundo dados da Emater-MG, chuvas de granizo que atingiram alguns cafezais mineiros em meados de setembro prejudicaram cerca de 20 mil hectares das lavouras do Sul de Minas e Zona da Mata. O Cepea observa, no entanto, que a proporção dos danos não deve interferir no tamanho da safra 2009/10, levando em conta que a área danificada corresponde a menos de 2% do parque cafeeiro daquele Estado.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG