Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Centenas de fundos hedge vão virar pó, diz Roubini

O professor Nouriel Roubini, da Escola de Negócios Stern, da Universidade de Nova York, disse que centenas de fundos hedge (os mais arriscados do mercado) deverão falir e as autoridades poderão ter de fechar os mercados financeiros por uma semana, senão mais, à medida que a crise force os investidores a desovar ativos. Alcançamos uma situação de puro pânico, disse ele, durante a conferência Hedge 2008.

Agência Estado |

" Haverá uma desova maciça de ativos e centenas de fundos hedge vão virar pó." Roubini é um dos economistas cujo prestígio cresceu fortemente durante a crise, pois foi um dos únicos - talvez o único - a prevê-la com a intensidade que acabou alcançando.

Para o Roubini, "o risco sistêmico tornou-se cada vez maior". "Não se surpreendam se os formuladores de políticas precisarem fechar os mercados por uma semana ou duas, nos próximos dias", afirmou.

De acordo com o jornal Daily Telegraph, Roubini também reafirmou suas declarações anteriores de que "é o começo do declínio do império financeiro americano". "A Grande Depressão terminou em uma grande guerra. Espero que isso não venha a acontecer, mas a situação está bastante feia agora", observou.

Para ele, as turbulências envolvendo questões como comércio, câmbio e dívida provavelmente vão provocar tensões geopolíticas entre o mundo ocidental e superpotências emergentes, como Rússia e China.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG