Começa a avançar no Brasil o acesso à internet por meio da rede elétrica. Entre outras iniciativas, a AES irá lançar comercialmente a tecnologia no primeiro trimestre de 2009 na cidade de São Paulo.

No Brasil, o desenvolvimento do serviço de banda larga pela rede elétrica, tecnologia denominada Broadband Powerline (BPL), pode contribuir para a universalização do acesso. O cenário de Energia e Telecom e TI mostra que embora 90% dos lares brasileiros tenham acesso à energia, ainda há que se avançar em termos de modelo de negócio.

Nos Estados Unidos, onde a tecnologia já se desenvolve há mais tempo, a regulamentação permite que as elétricas prestem serviços de telecomunicação, desde que por meio de uma subsidiária. No Brasil, isso não está muito claro como se dará, pela falta de legislação tanto da Anatel quanto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por Wellington Bahnemann.

A versão completa dos cenários está disponível para os assinantes na área de Análises & Cenários. Para mais informações, ligue para 0800 11 3000.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.