Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Celso Amorim diz que no futuro G20 pode se tornar G22

Washington, 15 nov (EFE).- O ministro de Exteriores Celso Amorim afirmou hoje durante a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) que no futuro a entidade pode passar a ser formada por mais países.

EFE |

"Pode ser que de agora até a reunião no Reino Unido o G20 se transforme em um G22", disse em alusão a uma possível entrada no grupo de Espanha e Holanda, que participam do evento como convidados.

O Brasil, que exerce a Presidência do G20, expressou hoje apoio à participação da Espanha na próxima cúpula, prevista para antes do final de abril, e mencionou a possibilidade de sua integração formal no grupo.

"A Espanha é bem-vinda" para o próximo encontro, declarou Amorim, que esclareceu que quem fará os convites será o Reino Unido.

Amorim lembrou que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, apoiou a participação da Espanha na cúpula que acontece hoje em Washington.

Lula também mencionou que seria importante incluir outro país em desenvolvimento, embora "esta segunda parte não tenha ocorrido", afirmou Amorim.

O ministro brasileiro disse que o comunicado final da cúpula pedirá um novo encontro de chefes de Estado antes de 30 de abril para conceder tempo para a confirmação no Senado do gabinete do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama.

No entanto, Amorim afirmou que a reunião "poderia acontecer antes, pois a crise não espera". EFE cma/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG