Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Celebridades e executivos financiam festa da posse de Obama

Celebridades de Hollywood, como Sharon Stone, Halle Berry e Steven Spielberg, e executivos de gigantes da tecnologia, como Google e Microsoft, estão financiando os festejos que marcarão a posse de Barack Obama na presidência dos Estados Unidos.

AFP |

Obama, que durante a campanha prometeu transparência na administração, determinou que os nomes de todos os contribuintes para a festa de 20 de janeiro sejam publicados na Internet.

Na lista já divulgada pela equipe de transição, aparecem Steven Spielberg e sua mulher, Kate, com contribuições de 50 mil dólares, o máximo permitido.

As atrizes Halle Berry e Sharon Stone e o comediante Jamie Foxx também enviaram cheques de 50 mil dólares.

O presidente executivo do Google, Eric Schmidt, que integrou a junta de assessores econômicos da campanha de Obama, contribuiu com 25 mil dólares, do mesmo modo que o fundador da ferramenta de busca na Internet, Larry Page, e a vice-presidente do grupo, Marissa Mayer.

A lista traz ainda o presidente da Microsoft, Steve Ballmer, e sua mulher, Connie, com 50 mil dólares cada.

O ex-astro do basquete e agora empresário "Magic" Johnson enviou 25 mil dólares, enquanto cinco familiares do magnata George Soros contribuíram, no total, com 250 mil dólares.

O dinheiro vai financiar a longa lista de espetáculos, bailes e outros atos em torno da posse de Obama. Os grandes contribuintes, naturalmente, terão privilégios durante a festa.

A lista de contribuintes poderá ser consultada no site do comitê da posse presidencial (pic2009.org/donors).

A equipe de Obama não aceita contribuições de corporações, grupos políticos, sindicatos, lobistas e estrangeiros.

col/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG