Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CE prepara-se para receber pedido da Islândia de adesão à UE

Bruxelas, 15 dez (EFE) - A Comissão Européia (CE, braço Executivo da União Européia) se prepara para um eventual pedido da Islândia de entrar na UE, como conseqüência da crise econômica que levou à beira da falência o país, até agora reticente à adesão.

EFE |

"A CE não pode excluir que a Islândia mude de opinião", assegurou hoje o porta-voz europeu, Johannes Laitenberger, "sem prejulgar uma decisão que devem tomar o povo e as autoridades".

O comissário europeu de Ampliação, Olli Rehn, afirmou na semana passada que o Executivo da UE "se prepara psicologicamente" para um possível pedido de adesão da Islândia, atualmente membro do Conselho Econômico Europeu, no início de 2009.

O primeiro-ministro islandês, Geir Haarde, declarou há uma semana que o país poderia iniciar conversas para entrar na UE "sob determinadas circunstâncias".

Até agora, um alto nível de vida e o medo de perder as cotas de pesca tinham afastado qualquer desejo dos islandeses de fazer parte da UE, mas este espírito mudou em uma situação de incerteza pela crise financeira que afetou particularmente o país. EFE met/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG