Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CE diz que há condições para retomada imediata dos envio de gás

Bruxelas, 9 jan (EFE).- A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) afirmou hoje que já há todas as condições para a retomada imediata do fornecimento de gás russo ao bloco europeu através da Ucrânia.

EFE |

"As condições foram definidas. Não há desculpa para que não haja gás nos gasodutos", afirmou o porta-voz de Energia da CE, Ferrán Tarradellas, em entrevista coletiva, na qual disse que os observadores europeus começarão a chegar hoje para controlar o envio de gás.

A missão de observação incluirá membros russos na Ucrânia e ucranianos na Rússia, segundo definiram hoje o presidente da CE, José Manuel Durão Barroso, e o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, disse a porta-voz européia Pia Ahrenkilde.

A recusa de Kiev em aceitar a presença de russos no grupo de observadores tinha impedido, até agora, a criação de um mecanismo internacional de supervisão do trânsito do gás pela Ucrânia, mas hoje a empresa estatal ucraniana Naftogaz anunciou que está disposta a receber observadores da Rússia.

"Estamos dispostos, dentro dos acordos das possibilidades técnicas, a permitir o acesso ao sistema de gasodutos a pessoas interessadas da Gazprom no marco do grupo de monitores da Comissão Européia", afirmou o porta-voz da Naftogaz, Valentin Zemlianski, citado pela agência "Interfax".

Antes, o presidente da Gazprom, Alexei Miller, havia afirmado que confia em que hoje mesmo será assinado o protocolo para criar o mecanismo internacional de supervisão do trânsito de gás pela Ucrânia, e "imediatamente depois" será retomado o fornecimento.

"Confiamos em que, durante o dia de hoje, será assinado o protocolo para a criação de um mecanismo internacional independente para garantir o trânsito do gás russo pelo território da Ucrânia e, imediatamente depois, retomaremos o fornecimento", disse Miller, citado pelas agências russas. EFE rcf/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG